sexta-feira, 25 de abril de 2014

Feminismo não tem fórmula!



Tá querendo saber o que é o feminismo?

Ótimo! Isso quer dizer que você já passou da fase de recusar o termo e agora está na fase da curiosidade. Essa é uma fase maravilhosa, diga-se de passagem, você aprende tanto e de repente parece que você tirou uma venda dos olhos que há muito tempo estava lá, e que acredite, você não vai sentir falta.

Feminismo não é receita de bolo, manual de instruções ou lista de regras. Feminismo é você dizer “não” quando não quiser algo, ter a chance de escolher, não abaixar a cabeça, amar sua melhor amiga, namorada, mãe. As mulheres a sua volta. O feminismo fala de união e acima de tudo, união entre mulheres.

“Por quê?”

O machismo atinge à todas nós. O machismo nos diz o tempo inteiro como devemos nos portar, agir, que gosto devemos ter, o que devemos acreditar, por quem devemos nos apaixonar...

O feminismo fala de empoderamento, de liberdade e amor. É um movimento horizontal bastante diverso. Assim como existe uma diversidade de mulheres, existe uma diversidade de feminismos e diferentes formas de fazer feminismo. Feminismo está em dizer que “minha buceta é o poder” e também nas aulas que falam sobre escritoras, está em sair de rolezinho com as minas, em defender sua amiga daquele bêbado da balada, em se impor e amar o seu próprio corpo, em respeitar as escolhas de outras mulheres e acima de tudo, está em ter empatia.

Aqui é um espaço DE mulheres PARA mulheres para falar SOBRE mulheres. Sobre as vivências, problemas, violência. Aqui é um espaço de acolhimento para todas, mulheres de todas as cores, de todos os jeitos, de todas as formas, tamanhos, todas as dores. É um espaço de empoderamento, de todas as alegrias, todas as liberdades, todos os amores, todas as relações.

E isso é feminismo.

Um comentário: